Herik campeão do Faldo Series

O gaúcho Herik Machado, de 18 anos, foi a grande estrela do Faldo Series South America Championship, a final sul-americana de um dos circuitos de golfe juvenil mais importantes do mundo, o Faldo Series. Ele venceu a categoria geral do torneio pela primeira vez, e, pela segunda vez, a masculina de até 18 anos, conquistando assim vaga para disputar a final mundial. Outro brasileiro que conseguiu a vaga para a final mundial foi o paranaense Antonio Douat, vencedor da categoria de até 21 anos.

O torneio terminou neste domingo no Santapazienza Golf Club, de Itatiba (SP), desenhado pelo americano Tom Fazio, um dos ícones do design de golfe mundial. O traçado foi elogiado por todos os jogadores.

Machado somou 210 tacadas (70/65/75) para vencer a categoria geral com 10 tacadas de vantagem e a de até 18 anos com 17 a menos do que o vice-campeão, o paulista Kaio Nascimento dos Santos, que somou 227.

1431741086678512001431741086

RESULTADOS FINAIS

Apesar de ter uma boa vantagem, não quis ser muito agressivo. Poderia ter jogado melhor na final, mas estou muito feliz com o título”, diz Machado. “Queria agradecer à CBG pelo treinamento que tem me oferecido e por ter organizado um torneio tão bom, que vai me possibilitar representar o País no exterior”, completou. Machado recebeu o troféu principal das mãos de Matt Faldo, filho de Nick Faldo, que anunciou que a final mundial este ano será na Europa, e não nos EUA.

A vice-campeã geral foi a paraguaia Maria Fernanda Escauriza, com 220 tacadas (73/75/72), que também venceu a categoria feminina e, assim como Machado, disputará a final.

A vice-campeã feminina foi a colombiana Maria José Bohorquez Fonseca, com 224. Como as damas jogaram uma categoria única, foram dadas duas vagas para a final mundial, e Maria José ficou com a segunda delas. A terceira colocada, e melhor brasileira na disputa, foi Lauren Nunes Grinberg, com 235.

Entre os jogadores de até 21 anos, o vencedor foi o paranaense Antonio Douat, com 229 tacadas, que também ganhou a vaga para a final. O vice-campeão foi o gaúcho Matheus Balestrin, com 231. O campeão da categoria de até 16 anos foi o colombiano Felipe Alvarez Cataño, com 221, seguido pelo gaúcho Rohan Boettcher, com 235.

Incentivo às crianças – Houve também a disputa do Mini Faldo, com prêmios para os competidores de menos idade. Tomas Afonso Ribeiro (SP) venceu a categoria até 13 anos, com 137 pontos stableford especial, seguido por Pedro Marchioni, com 130. Na categoria de até 11 anos, a vitória ficou com Renato da Silva Filho, com 97 pontos, seguido por Nicholas Ho Ji Song, com 87. No feminino até 13 anos, a campeã foi a paraguaia Giovanna Fernandez, com 122 pontos, seguida por Meilin Hoshino, com 69.

Jogadas raras – O torneio foi marcado por jogadas raras no golfe. O paranaense Ulisses de Toledo Junior fez o primeiro hole in one de sua vida ao embocar a bola numa só tacada no buraco 3, um par 3 de 184 jardas, no sábado. Esse foi o primeiro ace do campo, que tem 24 anos de vida, mas que ganhou novo traçado há cerca de dois anos. Na final, foi a vez do paraguaio Fernando Fabian Cuyer fazer o segundo hole in one do Santapazienza, no buraco 9. Ambos ganharão uma bandeira autografada por Nick Faldo. Já o paulista Marcos Negrini marcou o primeiro albatroz (três abaixo do par de um buraco) do Santapazienza Golf Club ao embocar com a segunda tacada no buraco 7, um par 5, na segunda rodada.

O Faldo Series foi criado pelo britânico Nick Faldo, campeão de seis torneios de Grand Slam, e já foi vencido por nomes como o norte-irlandês Rory McIlroy, atual número 1 do mundo. A final sul-americana foi disputada por atletas do Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai e vale vagas para a final mundial, que será disputada na Europa. O evento dá pontos para o ranking mundial.

O Faldo Series South America Championship contou com recursos da Lei Agnelo Piva, do Comitê Olímpico Brasileiro, além de apoio da Federação Paulista de Golfe e do Santapazienza Golf Club. Rolex é o relógio oficial. Nespresso é o café oficial. A Femsa Coca-Cola oferece as bebidas do evento.

Com o apoio do R&A e do European Tour, o Faldo Series tem sido um dos principais torneios amadores para jovens jogadores que desejam chegar ao nível profissional. No calendário de 2015 estão previstas etapas em diversos países, como Inglaterra, Abu Dhabi, República Checa, Escócia, Áustria, País de Gales, Brasil, Itália , Holanda e Alemanha.

FONTE: CBG

Artigos semelhantes

Topo