Herik Machado é bicampeão geral do Faldo Series

O gaúcho Herik Machado foi neste domingo bicampeão da categoria geral do Faldo Series South America Championship, a final sul-americana do Faldo Series, um dos principais circuitos de golfe juvenil do mundo, criado pelo campeão britânico Nick Faldo. A competição aconteceu no Santapazienza Golf Club, em Itatiba (SP), com organização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Herik liderou a competição de ponta a ponta. A rodada final, que aconteceu neste domingo, foi cancelada por conta do mau tempo – o jogo foi interrompido por causa da chuva e dos raios e não haveria luz natural para que fosse concluído. Com isso, ficaram valendo os resultados do dia anterior.

O gaúcho, que é o número 1 do ranking amador brasileiro, venceu com 142 tacadas (71/71). “Estou muito feliz. Fazia um tempo que não ganhava um torneio tão importante. Cheguei confiante e lutei muito pelo título”, diz ele. Em 2015, ele venceu o torneio e ficou em 3º lugar na final mundial, disputada na Alemanha.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO TORNEIO

Herik venceu também a categoria de até 21 anos, seguido pelo carioca Breno Domingos, com 151. O campeão da categoria de até 18 anos foi o sul-coreano Jinbo Ha, que é filiado à Federação Paulista de Golfe, com 149 tacadas, seguido pelo peruano Julian Périco Ibárcena, com 151. O colombiano Esteban Jaramilo Fajardo levou o prêmio da categoria masculina de até 16 anos, com 145. O vice-campeão foi João Vitor Toledo, de Brasília, com 154.

No feminino, a peruana Josefina Fernandez-Davila também foi campeã de ponta a ponta, com 147. A vice-campeã foi a paulista Giovanna Yabiku, com 169. A também paulista Lauren Nunes Grinberg também venceu de ponta a ponta, na categoria feminina de até 16 anos, com 153 tacadas, seguida pela colombiana Giovanna Fernandez, com 161.

Os campeões das categorias – Herik, Jinbo, Esteban, Josefina e Lauren – ganharam vaga para disputar a final mundial do Faldo Series, que acontece ainda este ano em local a ser definido.

Mini Faldo – Aconteceu em paralelo a disputa do Faldo Mini Series 2016, um incentivo aos jovens golfistas a participar de um evento internacional. Essas categorias não concorreram a vagas na final mundial, e jogaram neste domingo nove buracos. Stephano Thrane (SP) foi o campeão no masculino de até 13 anos, com 99 pontos stableford, seguido por Nicholas Song (SP), também com 99.

Entre os meninos com até 11 anos, o título ficou com Pedro Pelicioni (SP), com 95 pontos, seguido pelo paraguaio Alejandro Paulo Denis, com 88. No feminino, Maria Julia Ribeiro (SC) venceu com 79 pontos. A paraguaia Cecilia Gonzalez totalizou 71 para ser vice-campeã.

Com o apoio do R&A, European Tour e International Junior Golf Academy, o Faldo Series tem sido um dos principais torneios amadores para jovens jogadores que desejam chegar ao nível profissional.

O Faldo South America Championship contou com recursos da Lei Agnelo Piva. O torneio teve o apoio de Femsa Coca-Cola, Nespresso e Rio Quente Resorts e apoio institucional da Federação Paulista de Golfe. Rolex foi o relógio oficial da competição.

CONFIRA OS RESULTADOS COMPLETOS

Artigos semelhantes

Topo