50ª edição do Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil

149141328822562d94d36c3eaacf18fb9f5bde02a5Começa nesta quarta-feira a disputa da 50ª edição do Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil. A última ocasião em que o Brasil sediou a competição foi em 2007, no Rio de Janeiro. Esta será a primeira vez em que o evento acontece na Região Sul – mais precisamente no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre (RS). A entrada do público é gratuita, mediante cadastramento prévio (leia abaixo).

A disputa, que é por equipes masculinas e femininas formadas por três jogadores cada, envolve dez países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Serão disputadas quatro rodadas de 18 buracos cada, entre quarta-feira e sábado.

O Brasil será representado no masculino por Daniel Celestino (PR), Rohan Boettcher (RS) e Andrey Xavier (RS). No ano passado, o Brasil foi vice-campeão na Venezuela, e terceiro colocado em 2015, no Chile. Nas duas ocasiões, o time masculino se classificou para o Mundial da categoria no Japão (em 2015, ganhou a vaga após a desclassificação de um jogador da Argentina, que tinha sido vice-campeã). Este ano, novamente os dois primeiros colocados ganharão vaga para o Mundial.

No feminino, o time é composto por Lauren Grinberg (SP), Laura Caetano (DF) e Ana Beatriz Cordeiro (PR). O delegado é Ricardo de Rose, e o técnico é Nico Barcellos. Nesta terça-feira, os brasileiros fizeram a última sessão de treinos no campo antes da estreia. “Tivemos a oportunidade de treinar vários dias, e isso pode nos dar uma vantagem. Os greens estão muito rápidos e bem cortados. Então aproveitamos para treinar muito o putting”, diz Celestino.

A primeira brasileira a iniciar o jogo nesta quarta-feira é Lauren Grinberg, às 9h. Logo em seguida, às 9h11, Laura Caetano entra em campo. Ana Beatriz Cordeiro inicia o jogo às 9h22. As mulheres sairão pelo buraco 10. Às 9h33, Daniel Celestino começa sua partida pelo tee do buraco 1. Rohan Boettcher joga às 9h44, e Andrey Xavier, às 9h55. Os últimos grupos iniciam o jogo às 10h39, e devem conclui-lo por volta das 15h.

Desfile de delegações – Nesta terça-feira, aconteceu a cerimônia oficial de abertura do evento, com desfile das delegações e hasteamento das bandeiras. “Muitos dos golfistas que estão aqui em Porto Alegre serão os campeões do futuro e defenderão seus países nas Olimpíadas”, disse Euclides Gusi, presidente da CBG.

Também participaram da cerimônia Claudio Fanzen, diretor de Eventos e Esportes de Porto Alegre, representando o prefeito Nelson Marchesan, Gilmar Duarte, presidente em exercício do Belém Novo Golf Club, Cheng Ming, presidente da Federação Riograndense de Golfe, Cesar Carrasco, secretário executivo da Federação Sul-Americana de Golfe, e Martin Alarco, secretário executivo adjunto da Federação Sul-Americana de Golfe.

Histórico – Essa será a quinta vez que o torneio é sediado no Brasil. O País já recebeu a competição em 1971, no Clube de Campo de São Paulo (SP), em 1987, no São Fernando Golf Club (SP), em 1997, no Gavea Golf (RJ), e em 2007, no Itanhangá Golf Club (RJ). É a primeira vez que o torneio acontece em um clube fora do eixo Rio-São Paulo.

O campeonato conta com apoio do R&A, da Federação Riograndense de Golfe e do Belém Novo Golf Club. A realização é da CBG e da Federação Sul-Americana de Golfe. O evento também tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Lei Agnelo Piva.

Torneio aberto ao público – O público poderá acompanhar a disputa do Sul-Americano. Antes, porém, é necessário fazer um cadastro prévio no site da Confederação Brasileira de Golfe para poder ter acesso ao Belém Novo Golf Club. O cadastro está disponível na página da CBG . O visitante deverá informar, com um mínimo de 48 horas de antecedência, nome, documento de identidade e informações sobre o veículo que utilizará (caso queira estacionar no clube, deverá portar uma CNH válida).

Credenciamento – Os pedidos de credenciamento de imprensa para a cobertura do Sul-Americano Juvenil devem ser feitos pelo e-mail hfruet@cbg.com.br . O credenciamento – com nome do profissional, função, RG, modelo e placa do carro, telefone e email do veículo de comunicação, assim como a data em que devem ir ao evento – só será efetivado após análise e confirmação por e-mail da Albatroz Comunicação, a assessoria de imprensa do evento. As credenciais aprovadas serão entregues no clube. Atenção: Além de se cadastrar previamente, os condutores dos veículos cadastrados devem apresentar CNH dentro da data de validade para poderem ingressar no condomínio.

Acompanhe os resultados

Fonte

 

Artigos semelhantes

Topo