Mais de 500 anos de história

A palavra golfe provém do inglês golf que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco. A origem desse esporte tem várias versões. Uma das mais prováveis é que os escoceses o tenham criado por volta de 1400. Já em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei James II, proibia a prática do golfe, por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país, devido à dedicação e ao tempo que o esporte exigia.

Outras origens são conhecidas, desde o jogo romano chamado paganica, praticado nos séculos XVII e XVIII, em que se utilizava uma bola de couro e uma vara curva. Há ainda os que acreditam que o golfe saiu do jeu de mail, antigo jogo francês que se assemelha ao golfe, mas é praticado em espaços fechados. As regras do golfe, tal qual são conhecidas hoje, foram definidas no século XVIII, no ano de 1744, na cidade de Edimburgo, na Escócia.

História do Golfe no Brasil

No Brasil, o golfe chegou no final do Século XIX, quando engenheiros ingleses e escoceses que construíam a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a São Paulo Railway, pediram – e convenceram – aos monges beneditinos a ceder uma parte do terreno do Mosteiro de São Bento para a construção do primeiro campo de golfe brasileiro.

Em 1901, o campo mudou-se para cidade e o esporte passou a ser praticado em uma região próxima à Avenida Paulista e à Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. A presença dos britânicos era tão comum, que o local é conhecido até hoje como o “Morro dos Ingleses”. Nesta época foi fundado o São Paulo Country Club. O campo de golfe sofreu ainda mais duas mudanças de endereço, sendo a primeira para Jabaquara.

Em 1915, o campo de golfe transfere-se para a região de Santo Amaro, em um terreno cedido definitivamente pela Light, empresa de eletricidade de São Paulo na época, e passa a receber o nome de São Paulo Golf Club. No mesmo ano, surgem os campos de Santana do Livramento Golf Club, no Rio Grande do Sul, e o de São Vicente, em São Paulo. No Rio de Janeiro, o golfe chega na década de vinte, com a inauguração do Gávea Golf & Country Club.

1915

Surgem os campos de Santana do Livramento Golf Club,

no Rio Grande do Sul, sendo o campo mais antigo do Brasil,

e o de São Vicente, em São Paulo


Na década de 30, o Rio de Janeiro recebe mais um campo: o Itanhangá Golf Club, que se destacou por ser o local em que o presidente Getúlio Vargas aperfeiçoava suas tacadas. Ainda na década de 30 são construídos os campos do Porto Alegre Country Club, no Rio Grande do Sul, e o Graciosa Country Club, no Paraná.