O GOLFE E O MEIO AMBIENTE
Somente 30% da área de um campo de golfe é destinada a jogo, os outros 70% de área são destinadas aos roughs (rafs), incluindo grama natural, árvores e arbustos, habitat atraente e propício para espécies silvestres. O húmus que reveste a superfície da terra é um recurso não renovável rapidamente. O gramado dos campos de golfe ajuda a proteger este húmus da erosão causada por chuvas e ventos, aprisiona e reduz a velocidade da água de tempestades e enchentes.

É comprovado que a grama retém 20 vezes mais solo do que áreas tradicionais de cultivo além de absorver e filtrar a água durante e após as chuvas, ajudando na manutenção dos lençóis freáticos. A grama também melhora a qualidade do ar. Durante o crescimento, absorve dióxido de carbono do ar e libera o oxigênio. Uma área de grama, árvores e arbustos com 200 metros quadrados produz oxigênio suficiente para uma pessoa durante um ano. Isso é particularmente benéfico nas grandes cidades, onde a concentração de monóxido de carbono tende a ser elevada.

Um campo de golfe pode fornecer oxigênio para até sete mil pessoas,

pois filtra 13 milhões de toneladas por ano e refrigera o ar

Vale ressaltar que o golfe é um esporte ecológico, pois coloca o homem em contato com a natureza e estimula a preservação de árvores e animais, favorece a sociabilização; e não tem idade para ser praticado, podendo ser jogado por jovens, adultos e crianças.


MULHERES NO GOLFE
Apenas uma entre dez pessoas que empunham os tacos de golfe no Brasil é mulher, quando a média mundial gira em torno de 20% e nos Estados Unidos sobe para de 30%.

GOLFE PARA CRIANÇAS
O golfe é um esporte bom para qualquer idade, porque proporciona alta sociabilidade e promove o desenvolvimento físico e mental dos jogadores, sendo uma modalidade esportiva capaz de auxiliar na promoção do desenvolvimento de crianças e jovens, respeitando suas possibilidades e limites. A prática ajuda o desenvolvimento da criança em seu equilíbrio, desenvolvimento muscular e habilidades motoras.

BENEFÍCIOS PARA O CORPO E PARA MENTE

O golfe estimula a concentração, ajuda a eliminar as tensões, combate o estresse, já que aumenta a capacidade de concentração e a vontade de superação.

Pesquisas revelam que os aficionados pelo esporte reduzem o nível de colesterol ao percorrer uma volta no campo. Em média, uma volta de 9 buracos representa um percurso de três quilômetros e, 18 buracos, cerca de seis quilômetros. Além dos benefícios do exercício, a prática ao ar livre e a apreciação da paisagem é muito saudável e proporciona uma sensação de bem-estar.

Alguns dos benefícios à saúde:

  • Estimula a circulação;
  • Aumenta a resistência física;
  • Reforça as articulações dos punhos e dos braços;
  • Reforça a musculatura das extremidades.
  • Reduz o estresse e melhora a saúde

Praticar golfe significa cuidar do corpo e da mente, aumentar gradativamente a capacidade aeróbica sem forçar as articulações. É um esporte ético, praticado ao ar livre.

O GOLFE E OS NEGÓCIOS

De modo geral, empresários dedicam-se ao golfe por ser um dos esportes que mais movimentam recursos no mundo, cerca de US$ 350 bilhões e cresce cerca de 10% ao ano. Atualmente possuí 80 milhões de praticantes em todo o planeta, sendo 32 mil deles brasileiros. No Brasil, há espalhados mais de 100 campos de golfe que geram 100 milhões de dólares anualmente.

OS DEZ PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO GOLFE

  1. Quando for cumprimentar alguém e estiver de chapéu ou boné, tire-o para o cumprimento
  2. Quando entrar em um lugar fechado e estiver usando chapéu ou boné, tire-o enquanto permanecer no lugar
  3. Quando estiver atrasado no jogo, não espere que peçam passagem, ofereça com cordialidade e boa vontade a quem o segue
  4. Parabenize sempre seu adversário por seus bons golpes com palavras ou simplesmente com pequenos bons gestos. Se ele ganhar, felicite-o com alegria sincera e bom humor
  5. Seja justo, estrito e honesto na aplicação das regras do jogo. Muitas vezes ocorre que nós sejamos nossos próprios juízes
  6. Diante de qualquer contrariedade em seu jogo, não perca nunca os bons modos ou a boa linguagem
  7. Se estiver representando o seu clube, federação ou PaÍs, lembre-se que seus deveres e responsabilidades são dobrados, com você mesmo e com o órgão que você está tendo a honra de representar
  8. Vista-se de forma adequada para o jogo. Existem normas de etiqueta e bom gosto que devem ser respeitadas
  9. Durante o jogo preste muita atenção na recolocação dos divots, piques nos greens, rastelar as bancas sempre que cair nelas, e os demais cuidados tão importantes para a manutenção apropriada dos campos. Nesse sentido, deve-se ter especial consideração e respeito a todos os que dedicam horas e trabalho para benefício do campo e do jogo, desde o Capitão até todo o pessoal encarregado
  10. Respeite sempre as normas e regras locais, lugares de permanência, horários e zonas de prática permitidos. Mantenha-se atento ao jogo do seu companheiro ou adversário de forma a não atrapalhar o seu jogo no momento das tacadas

 

O silêncio e o seu posicionamento são importantes durante as tacadas dos outros jogadores