A COPA LOS ANDES ENTRE OS GAÚCHOS

O mês de novembro de 2022, será extremamente especial para o golfe gaúcho.

Nesta ocasião, a Copa Los Andes será disputada pela primeira vez em nosso meio, no Porto Alegre Country Club.
Após um esforço imenso de 2 anos e quase R$ 8 milhões investidos, o Porto Alegre Country Club concluiu a reforma integral de sua cancha.
Foram reformados todos os 18 greens, o putting green, o driving range, os fairways, construídos cross bunkers e vários lagos, provendo por completo nosso novíssimo sistema de irrigação.
Quando acontecer a Copa Los Andes, já teremos completado 92 anos de existência e estamos seguros, ofereceremos um campo espetacular.
Aqui, em 1934, recebemos Gene Sarazen, o primeiro golfista a ganhar o Grand Slam moderno.
Este, foi o primeiro curso de 18 buracos construído no Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo, em 1948.
Nosso “Campeonato do Clube”, está prestes a completar 90 anos, com todos os seus campeões devidamente registrados.
Nosso campeonato amador, o Aberto Sul-Brasileiro, completa em 2021 sua 70º edição, provavelmente como a competição amadora mais tradicional e internacionalizada do Brasil, com metade dos campeões vindos de outros países.
Foi neste campo, que em 1957, pela primeira vez, foi jogado um Campeonato Amador Brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo.
Foi igualmente neste campo, que pela primeira vez, o Campeonato Aberto do Brasil foi jogado fora do eixo Rio-São Paulo, em 1969.
Aqui nasceu a maior jogadora da história de nosso país, Elisabeth Nickhorn, que somou entre muitos outros, 17 títulos de campeã brasileira.
Aqui é a casa que formou 4 campeãs e 7 campeões brasileiros.
Um Clube especial, de tradição única, que pelas razões acima mencionadas, temos certeza, foi merecedor desta imensa distinção de parte da Confederação Brasileira de Golfe.
Por isto, seremos eternamente gratos ao presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Osmar Costa, por sua sensibilidade em oportunizar que vários estados participassem de uma concorrência aberta, na busca da chance de, pela primeira vez, receber a maior competição do continente, na melhor tradição de pioneirismo inerente ao nosso Clube.
Agradecemos igualmente ao presidente do Porto Alegre Country Club, Carlos Geraldo Coelho e sua diretoria, por não haver medido esforços e haver encampado desde o primeiro momento, sem hesitação, o Projeto Copa Los Andes, desenvolvido por esta Federação, aliás, a mais antiga do Brasil, fundada em 1966.
Assumimos esta responsabilidade com enorme orgulho e grande senso de responsabilidade.
Prometemos fazer um trabalho inesquecível.
Muito obrigado.

Octávio Otero Villar
Presidente
Federação Rio-Grandense de Golfe

Artigos semelhantes

Topo