85º Amador de Golfe do Brasil

O carioca Andre Tourinho e a paulista Luiza Altmann venceram neste domingo o 85º Brasileiro de Golfe, disputado no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha. O torneio valeu para os rankings mundial e nacional e foi a última competição dos dois campeões antes da viagem para os Jogos Panamericanos de Toronto 2015, que marca a estreia do golfe no evento.

Tourinho somou 275 tacadas (67/69/71/68), contra 278 (69/73/64/72) do vice-campeão, o jovem chileno Joaquín Niemann. Aos 16 anos, Niemann foi no mês passado vice-campeão da Copa do Mundo de Golfe Juvenil, no Japão, e, no ano passado, campeão do Junior Orange Bowl Championship, nos EUA, um dos principais torneios juvenis do mundo. O brasileiro iniciou a partida uma tacada atrás do chileno, mas já tirou a diferença no buraco 2, quando fez par e Niemann fez double bogey.

DSC04111

Veja aqui a galeria de fotos do torneio(créditos: Zeca Resendes)

Niemann voltou a assumir a dianteira nos buracos 7 e 8, com dois birdies consecutivos, mas fez doubles bogeys seguidos nos buracos 9 e 10. No buraco 15 Niemann conseguiu ficar a apenas uma tacada de Tourinho, que praticamente decidiu a competição no 16, quando fez um birdie após deixar o tiro inicial a um palmo do buraco e ver o adversário ultrapassar o green e amargar um bogey.

Fiz um jogo bastante sólido, com poucos erros. Fui conservador nos dois últimos buracos para garantir o título. Estou muito feliz com a conquista e agradeço muito a Confederação Brasileira de Golfe pelo trabalho que tem feito comigo. Sem essa ajuda, certamente eu não estaria aqui e não estaria tão bem no ranking mundial”, disse Tourinho, o brasileiro melhor classificado no ranking mundial amador na história – ele chegou à 49ª posição recentemente. Esse foi seu terceiro título brasileiro consecutivo.

O terceiro colocado foi o uruguaio Juan Alvarez, com 287 tacadas, seguido pelos gaúchos Herik Machado, com 288, e Bruno Carvalho, com 289.

A performance de Tourinho e Machado garantiu para o Brasil a conquista da 8ª Taça Mario Gonzalez, disputa paralela de duplas de 9 países. A dupla brasileira somou 563 tacadas, contra 578 do Chile e 584 da Argentina. Com isso, o Brasil soma quatro títulos na competição (2009, 2012, 2013 e 2015).

A vitória de Luiza Altmann foi mais tranquila: ela totalizou 289 (69/71/72/77) tacadas, contra 311 (77/79/78/77) da vice-campeã, a carioca Clara Teixeira, que também irá disputar o Pan de Toronto junto com Luiza e Tourinho. Os três fazem parte do time de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O quarto membro da delegação é o gaúcho Adilson da Silva, que vive na África do Sul e que se reunirá com o grupo no Canadá.

Os campeões estão de parabéns. Foi um torneio de altíssimo nível. O campo estava em excelentes condições de jogo”, disse Paulo Pacheco, presidente da CBG, que entregou o troféu aos campeões.

Rolex é o relógio oficial e o HSBC é o patrocinador institucional da CBG. O 85º Campeonato Amador de Golfe do Brasil contou com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização foi da CBG, com apoio da Federação Riograndense de Golfe, do Porto Alegre Country Club, da Secretaria de Turismo de Porto Alegre e do Porto Alegre Convention & Bureau. O patrocínio local foi da Car House Lexus.

Fonte: CBG

CONFIRA OS RESULTADOS FINAIS

  


O carioca Andre Tourinho virou o jogo na segunda rodada do 85º Brasileiro de Golfe, disputada nesta sexta-feira no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha, para assumir a liderança da categoria masculina do mais importante torneio do golfe amador brasileiro, válido para ranking mundial e nacional.

DSC0285-300x200

No feminino, a dianteira continua sendo da paulista Luiza Altmann, que abriu 14 tacadas de vantagem em relação à vice-líder. Ambos fazem parte da equipe de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que organiza a competição, e disputarão o Pan de Toronto, no Canadá, agora em julho.

Tourinho terminou a rodada de quinta-feira uma tacada atrás do uruguaio Juan Alvarez. Nos três primeiros buracos, Tourinho fez birdies (um abaixo do par) nos buracos 1 e 2, e Alvarez fez duplo bogey (dois acima do par) no 2 e no 3 – ou seja, em apenas três buracos, o brasileiro levou uma vantagem de seis tacadas em relação ao seu adversário mais direto. Tourinho finalizou com um total de 136 (parciais de 67/69), contra 139 (66/73) de Alvarez.

“Foi um jogo cheio de altos e baixos. Os greens estavam muito rápidos e difíceis. Joguei direito, mas faltou consistência”, disse Tourinho, que busca seu terceiro título brasileiro consecutivo. Este ano, ele já foi bronze no Latino-Americano de Golfe e prata no Sul-Americano.

Três competidores estão empatados em terceiro lugar, com 142 tacadas: o gaúcho Herik Machado, número 1 do ranking brasileiro, o paulista Pedro Nagayama e o chileno Joaquim Niemann.

No feminino, Luiza Altmann totaliza 140 tacadas (69/71), contra 154 (77/77) da uruguaia Sophia Garcia Austt e 156 (77/79) da carioca Clara Teixeira, que também representará o Brasil no Pan, ao lado de Luiza e Tourinho.

O Brasil segue firme na liderança da 8ª Taça Mario Gonzalez, disputa paralela de duplas de 9 países. A dupla formada por Tourinho e Machado soma 278 tacadas, seguida pelos argentinos, com 290, e pelos chilenos, com 292. O Brasil tenta manter o posto de maior vencedor da disputa, com três títulos (2009, 2012 e 2013) nas sete primeiras edições, contra dois da Argentina (2010 e 2014) e dois do Chile (2008 e 2011).

A terceira rodada acontece neste sábado, a partir das 7h28. O torneio, que vale para os rankings nacional e mundial, termina no domingo. Os últimos atletas iniciam o jogo às 11h40 e devem conclui-lo por volta das 16h.

Rolex é o relógio oficial e o HSBC é o patrocinador institucional da CBG. O 85º Campeonato Amador de Golfe do Brasil conta com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização é da CBG, com apoio da Federação Riograndense de Golfe, do Porto Alegre Country Club, da Secretaria de Turismo de Porto Alegre e do Porto Alegre Convention & Bureau. O patrocínio local é da Car House Lexus.

CONFIRA OS RESULTADOS


O uruguaio Juan Alvarez e a paulista Luiza Altmann saíram na frente pela disputa do título do 85º Brasileiro de Golfe, ou Campeonato Amador de Golfe do Brasil, como é oficialmente designado. A primeira rodada foi disputada nesta quinta-feira no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha.

Alvarez disputou a liderança durante a rodada inteira com o carioca Andre Tourinho. O uruguaio líder terminou com 66 tacadas (- 4 em relação ao par do campo, que é 70), e o brasileiro jogou 67. "Não joguei muito bem no começo, mas terminei com boas jogadas", disse Alvarez. Em maio, ele ganhou o Aberto Sul-Brasileiro, torneio do ranking mundial e nacional também disputado no Porto Alegre Country Club. "Conheço bem o campo", diz.

"Fiz um jogo muito constante, mas errei alguns putts", disse Tourinho, se referindo às tacadas para embocar a bola no buraco. Tourinho faz parte do time brasileiro que disputará o Pan de Toronto.

Dois jogadores estão empatados em terceiro, com 69 tacadas: o gaúcho Matheus Balestrin e o chileno Joaquim Niemann. O paranaense Ulisses Toledo Jr vem logo atrás, com 70, seguido pelo gaúcho Herik Machado, pelo paranaense Ivo Leão e pelo argentino Andres Schonbaum, todos com 71.

Disputa internacional - O Brasil começou bem a disputa pela 8ª Taça Mario Gonzalez, disputa paralela de duplas de 9 países. A dupla formada por Tourinho e Machado largou na frente, com 138 tacadas, seguida pelos argentinos, com 144, e pelos chilenos, com 149. O Brasil tenta manter o posto de maior vencedor da disputa, com três títulos (2009, 2012 e 2013) nas sete primeiras edições, contra dois da Argentina (2010 e 2014) e dois do Chile (2008 e 2011).

No feminino, a paulista Luiza Altmann, que busca seu primeiro título brasileiro, iniciou muito bem a competição, com 69 tacadas (-2 em relação ao par do campo para as damas, que é 71). A uruguaia Sophia Garcia Austt e a carioca Clara Teixiera estão em segundo, com 77. Luiza e Clara também estão no time brasileiro que disputará o Pan de Toronto.

A segunda rodada acontece nesta sexta-feira, a partir das 8h30. O torneio, que vale para os rankings nacional e mundial, termina no domingo. Os últimos atletas iniciam o jogo às 10h35 e devem conclui-lo por volta das 15h.

CONFIRA AQUI OS RESULTADOS COMPLETOS


Começa nesta quinta-feira no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha, o 85º Brasileiro de Golfe, ou Campeonato Amador de Golfe do Brasil, como é oficialmente designado. Válido para o ranking mundial e nacional, o evento terá jogadores do Brasil e de outros oito países, que competirão até domingo.

CONHEÇA A HISTÓRIA DA COMPETIÇÃO

Taca-Amador-2-300x199

Três dos quatro golfistas brasileiros que disputarão os Jogos Panamericanos de Toronto 2015 disputarão o torneio e treinaram nesta quarta-feira. André Tourinho, Luiza Altmann e Clara Teixeira disputam o último torneio antes de embarcar para o Canadá, que marca a estreia do golfe no Pan.

O carioca Tourinho, de 25 anos, é o brasileiro melhor posicionado no ranking mundial amador na história, em 54º lugar. Bicampeão brasileiro, defenderá seu título em Porto Alegre. “Tem jogadores muito fortes no torneio, que terá um nível muito alto. Espero lutar pelo meu terceiro título”, diz. Ele foi este ano bronze no Latino-Americano de Golfe Amador e prata no Sul-Americano, faz parte do time de golfe da Marinha e vive nos EUA.

A paulista Luiza, de 17 anos, também vive nos EUA e é a brasileira melhor posicionada no ranking mundial amador feminino, em 367º lugar. A carioca Clara Teixeira, de 21 anos, é a atual campeã brasileira e, assim como Tourinho, defenderá o seu título em Porto Alegre.

O quarto integrante da equipe do Pan, o gaúcho Adilson da Silva, que vive na África do Sul, não disputará o torneio em Porto Alegre pois é golfista profissional – diferentemente dos Jogos Olímpicos, que só serão disputados por profissionais, o Pan será jogado também por amadores.

Tourinho fará dupla com o gaúcho Herik Machado, número 1 dos rankings brasileiro adulto e juvenil e atual campeão sul-americano juvenil, na disputa da Taça Mario Gonzalez, um torneio de dupla que será disputado pelo Brasil e por outros oito países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. O Brasil tenta manter o posto de maior vencedor da disputa, com três títulos (2009, 2012 e 2013) nas sete primeiras edições, contra dois da Argentina (2010 e 2014) e dois do Chile (2008 e 2011).

A disputa do 85º Brasileiro de Golfe começa às 8h30 desta quinta-feira, quando os primeiros grupos de jogadores iniciam suas partidas. Os últimos atletas iniciam o jogo às 10h35 e devem conclui-lo por volta das 15h.

Rolex é o relógio oficial e o HSBC é o patrocinador institucional da CBG. O 85º Campeonato Amador de Golfe do Brasil conta com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização é da CBG, com apoio da Federação Riograndense de Golfe, do Porto Alegre Country Club, da Secretaria de Turismo de Porto Alegre e do Porto Alegre Convention & Bureau. O patrocínio local é da Car House Lexus.

CONFIRA HORÁRIOS DE SAÍDA E RESULTADOS AQUI


Pela 12ª vez na história, o Porto Alegre Country Club sedia uma edição da mais importante competição do golfe amador brasileiro. O 85º Campeonato Amador de Golfe do Brasil acontece de 2 a 5 de julho no campo mais antigo da capital gaúcha, que comemora este ano 85 anos de vida.

Em paralelo, será disputada a Taça Mario Gonzalez, competição de duplas internacionais de países convidados, além da dupla brasileira.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site da CBG até 15 de junho, ou até se esgotarem as 102 vagas.

O campeonato vale para para os ranking mundial e nacional. Os campeões da edição passada, disputada no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), foram os cariocas André Tourinho e Clara Teixeira.

Anterior
Anterior

Qualifying PACC

Próximo
Próximo

Entrevista Rádio Band